terça-feira, 18 de agosto de 2009

Peep toe, clutch.... que?


Hoje é dia de aula! .... brincadeira

1- Peep Toe: porque esse nome?
Toe é dedo do pé e acabei de aprender lendo a revista Vogue que "este nome é uma brincadeira com a palavra peep, que significa espiar em inglês. Foi batizado assim porque deixa apenas as pontas dos dedos aparentes, expiando para fora do sapato".
Os primeiros modelos são da década de 1940. Carmen Miranda e Rita Hayworth foram umas das primeiras famosas e fãs deste que é uma mistura de sandália e scarpin.
A foto eu tirei daqui.




2- Clutch : histórico
Esta palavra inglesa significa agarrar, segurar, ou seja, são as famosas e lindas carteiras.
Texto também retirado da Vogue: " a octagenária foi criada em 1930 por Emile Hermès e aposentou de vez as insossas bolsinhas de tecido... Nos anos 1950, as bolsas começaram a ganhar alças e às carteiras restou o fundo do baú. Hoje décadas depois elas têm passe livre para o dia e para a noite e estão disponíveis em tamanhos diversos.".
A revista não disse, mas me lembro da minha mãe na década de 1970 usando carteiras, estou errada mãe???? Se estiver certa, foi moda também nessa década.
A foto eu tirei daqui.

3 comentários:

J^^h Dagort disse...

acho lega o peep toe...mas eh tao dificil encntrar modelos que fiquem bem no meu pé...meu dedos sao equisitoss acho que eh por isso ehehhe beijokasss

zeze disse...

AAAAAAAAAAAmo esses modelos de sapatos.Acho eleganterrimos .Qto as carteiras ,usei sim nos anos 70 ,e as tinha até ano passado .Tinha uma cor d vinho com detalhes em cortiça ,vc lembra ?, até combinava com uma sandalia ana bela q vc depois levou pra usar .Que raiva ...pra que me desfiz delas ne?Ah...comprei uma desse couro ai da foto .Vou até esconde-la no dia q vc vier aqui kkkkkkk Bjs .Deus t abençoe

Unknown disse...

Sabe que no domingo uma amiga também disse que acha lindo modelo de sandália, mas os dedos ela não gosta.... ah, mas tem outros diversos modelos para usar..ainda bem né?
Mãe, eu lembro da carteira vinho sim. A sandália usei demais, ela era altíssima, usei até arrebentar. Ah, nem vou querer a sua carteira.... aprendi a fazer na faculdade..he,he... o problema é que demooora. Acho q vou pegar a sua mesmo, muito mais prático!
bjs